Palavra do Diretor
MEMORIAL DOS 30 ANOS DO CVPI
A data de 07 de março para nós, que formamos a grande família do Centro Vivencial para Pessoas Idosas, é um memorial que se repete há 30 anos, agora em 2017.
O CVPI é um edifício de alvenaria, solidamente construído para durar décadas. Sua arquitetura obedeceu às normas da legislação pertinente, destinada à residência de pessoas idosas.
Trabalhamos de forma ética e profissional, não somente baseados no caráter que Cristo deixou de modelo para todos nós, mas rigorosamente dentro da legislação e oferecendo segurança e respeito para aqueles que confiaram em nossa ILPI. “Idoso cidadão de direitos”.
Eram vinte apenas, confortavelmente instalados e atendidos nas suas limitações, próprias das várias faixas etárias, dependendo da senilidade ou senescencia, sob o lema “Envelhecendo no Local”.
Hoje essa disponibilidade aumentou para trinta, com a construção da Ala Edith Schisler. Foi iniciativa do Bispo Wilbur Schmidt, que convidou e desafiou o Reverendo William Richard Schisler Filho, em 1976 para construí-lo e implantar a igreja metodista em Florianópolis, portanto há 41 anos. Entre 1976 e 1987, ele construiu duas igrejas metodistas, uma no continente e outra na ilha e o CVPI. A igreja metodista não aufere renda com o CVPI.
Nesse tempo, de 1987 até hoje, mais de 150 idosos já residiram e residem aqui, mais de 280 funcionários trabalharam ou trabalham aqui.
Quinze Conselhos Diretores já orientaram ou orientam os destinos desta instituição. Grande número de familiares e amigos dos residentes já frequentaram ou frequentam a casa.
Haja memória para guardar todos esses personagens. Formam uma multidão. A memória pode não lembrar, mas o memorial lembra. A história do Centro Vivencial, forma os anais que acompanham os fatos e embora nem todos estejam registrados, fazem parte do acervo.
Estão registrados em papel, em fotos, virtualmente em nossos computadores e em nossos arquivos e muitos indelevelmente guardados em nossas mentes. Nossas homenagens aos autores, colaboradores e amigos, que protagonizaram os acontecimentos da história do CVPI nestes 30 anos.
Não vou citar nomes, embora pudesse fazê-lo pois, entre a multidão que participou e participa do CVPI conforme exposto, existem aquelas pessoas que se destacaram e ainda se destacam de forma proeminente.
A eles e elas o nosso profundo reconhecimento e a nossa gratidão. A Deus rendemos a nossa adoração, na pessoa do Senhor Jesus e na manifestação do Espírito Santo.
“Se o Deus eterno não construir a casa, é inútil o trabalho dos que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” Sl 127:1
Helemar dos Reis
Diretor Executivo do CVPI